Efeito de diferentes condições de aplicação de fluídos lubri-refrigerantes no desgaste de brocas de aço-rápido
Resumo
As indústrias de manufatura buscam constantemente a melhoria nos processos de fabricação e a redução de seus custos. Nos processos de usinagem, a furação é uma das operações mais utilizadas e que envolve condições severas de corte. Porém, devido ao baixo custo das ferramentas de aço-rápido (HSS), parte das empresas ainda utiliza este tipo de broca na furação de aços classificados como de difícil usinabilidade. Além disso, a aplicação de fluido lubri-refrigerante em abundância ainda é largamente utilizada, apesar dos efeitos danosos que o fluido pode causar ao ambiente e à saúde do operador da máquina. Porém, há uma tendência mundial para a redução ou eliminação do uso de fluidos na usinagem também motivada pela parcela significativa do mesmo sobre o custo total da fabricação. Dessa forma, este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento de desgaste de brocas de aço-rápido M2 sob diferentes métodos de aplicação de fluidos lubri-refrigerantes na usinagem profunda (cinco vezes o diâmetro da broca) do aço DIN 1.2711 com dureza entre 38 e 43 HRC. Sob condições de aplicação de fluido em abundância, a broca, de diâmetro 8 mm usinou 0,64 m. Já na aplicação de MQF (Mínima Quantidade de Fluido), a ferramenta usinou 0,72 m. No entanto, na usinagem com aplicação de ar comprimido, a broca usinou 0,40 m. Para todas as condições ensaiadas foram observadas marcas de abrasão nos gumes das brocas e adesão de material.
Palavras-chave: aço DIN 1.2711, mecanismo/tipo de desgaste, MQF, usinagem com ar comprimido.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.