A NARRATIVA FICCIONAL ROMANESCA COMO ELO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.4013/7945Palavras-chave:
Literatura. Psicanálise. Ficção.Resumo
Este artigo pretendepensar a ficção como conceito presente na relação entre Literatura ePsicanálise. A forma narrativa mostrou-se, ao longo da história, presente noestilo de apresentação da escrita psicanalítica a ponto dos casos clínicos deFreud possuírem uma estrutura escrita de romance. A principio, o artigo trataráde conceituar ficção para em seguidabuscar a compreensão da cronologia própria da ficção. Uma breve reflexão entrerealidade e ilusão, Ficção e História, a recepção dos textos ficcionais e oentendimento da narrativa sendo possível exatamente porque esta faz uso daspalavras e estabelece a possibilidade de pensar aonde se encontram dois dos principaissaberes produzido pelo homem moderno; a Literatura e a Psicanálise.Downloads
Publicado
2015-10-30
Edição
Seção
Artigo
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.