A RELAÇÃO ENTRE FORMA E SENTIDO ATRAVÉS DAS NOÇÕES DE SINTAGMATIZAÇÃO E SEMANTIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.4013/4113Palavras-chave:
Forma e sentido. Subjetividade. Teoria da Enunciação.Resumo
Este trabalho pretende apresentar os resultados obtidos no estudo por mim empreendido durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, datado de 2011. Nele, tive por objetivo realizar uma análise semântico-enunciativa de redações de vestibular, que, portanto, conjugasse forma e sentido, na tentativa de compreender, através do exame minucioso de marcas linguísticas de subjetividade presentes nos textos, como ocorre o processo de co-construção de sentidos nesse gênero discursivo. Para tanto, o estudo teve como principal arcabouço teórico a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, que nos mostra a relação de fato indissociável entre homem e linguagem, já que “é um homem que encontramos falando no mundo, um homem falando com outro homem, e a linguagem ensina a própria definição de homem” (2005a, p. 285).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.