VOZES QUE ECOAM NO DIZER NÃO – UMA ANÁLISE EM REVISTAS FEMININAS
DOI:
https://doi.org/10.4013/3017Palavras-chave:
Discurso. Polifonia. Cartas de Aconselhamento. Negação Polêmica.Resumo
As revistas femininas constituem uma instância discursiva exercendo forte influência na vida da mulher. Estas revistas retratam, de certa forma, o papel que a mulher desempenha na sociedade no momento em que o movimento feminista toma mais força no Brasil. O presente trabalho se insere numa pesquisa que tem como objetivo investigar os processos de identificação do feminino no campo do discurso midiático. O nosso objeto de trabalho se centra no gênero cartas de aconselhamento da revista Claudia, com o intuito de apreender imagens de enunciadores que atravessam os discursos das publicações da década de 70, década em que aparecem no Brasil os primeiros grupos da segunda onda feminista. Como fundamentação teórica, recorremos às propostas da Análise do Discurso de base enunciativa, articulando os conceitos de dialogismo, polifonia e gêneros de Bakhtin (1979) com a noção polifônica de negação polêmica de Ducrot (1987). Com base nos resultados, foi possível apontar enunciadores que, apesar de arraigados aos valores da instituição familiar, parecem ocupar uma pluralidade de posicionamentos no discurso das revistas, destacando a emergência de vozes que começam a valorizar uma vida fora do núcleo da família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.