LITERATURA COMPARADA: UMA INTERTEXTUALIDADE ENTRE "O SOM DO CORAÇÃO" E "CHAPEUZINHO VERMELHO"
DOI:
https://doi.org/10.4013/2654Palavras-chave:
Intertextualidade, Cinema, Literatura, Discurso.Resumo
O interdiscurso consiste em um processo de reconfiguração constante, no qual um conjunto de discursos é levado a dialogar ou a incorporar elementos externos, desenvolvidos fora do seu campo discursivo e com eles produzir sua redefinição. Este artigo tem como objetivo uma análise intertextual entre o filme O Som do Coração e o conto de fadas Chapeuzinho vermelho, analisando a representação que o longa-metragem constrói em relação aos personagens do conto de fadas. O filme conta à trajetória de um garoto a procura de sua família e durante essa busca, a história apresenta personagens com características que dialogam com o conto. Valendo-se dos pressupostos de estudos da linguagem, pretende-se analisar uma obra fílmica com contextos e formações discursivas, nas quais não se desenvolvem discursos homogêneos e singulares partindo de um universo discursivo fechado, ou seja, o discurso cinematográfico redefine-se a partir de uma formação discursiva que é levada a incorporar elementos já construídos, produzindo assim o interdiscurso, desenvolvendo deste modo uma interação entre os dois campos discursivos. Cinema e Literatura unindo-se em um diálogo de personagens e discursos. O filme partindo da estória de Evan Taylor, numa sociedade atual, vivenciando problemas contemporâneos como a exploração infantil e a Literatura como “papel de parede” dessa história cinematográfica, sustentando a caracterização dos personagens e reconfigurando-se a partir de um novo contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.