A POSTURA DA REAL ACADEMIA ESPANHOLA EM RELAÇÃO AOS NEOLOGISMOS
DOI:
https://doi.org/10.4013/2535Palavras-chave:
Neologismos, Língua espanhola, Real Academia EspanholaResumo
O espanhol, assim como as demais línguas naturais, apresenta palavras que surgem em um dado momento e passam a ser utilizadas por seus falantes nativos, e outras palavras que, já tendo existência na língua, adquirem novas acepções. Essas palavras são denominadas neologismos. A inclusão de neologismos em uma língua é determinada por dois fatores: a “necessidade expressiva” e a “economia discursiva”. A Real Academia Espanhola (RAE) é o órgão que reconhece de forma oficial a incorporação de neologismos na língua espanhola. O objetivo do presente trabalho é verificar a correspondência entre o uso de palavras neológicas e a legitimação ou não dessas palavras por parte da RAE. Como metodologia, faremos uma análise comparativa entre as informações fornecidas pelo Diccionario de la Real Academia Española (DRAE), pelo Corpus de Referencia del Español Actual (CREA) e pelo Diccionario Panhispánico de Dudas (DPD). Nossos primeiros resultados demonstram que há divergências entre: a) o registro, no CREA, do uso de neologismos no espanhol; b) a lematização desses neologismos pelo DRAE e c) a orientação, contida no DPD, quanto às dúvidas relacionadas ao uso da língua.Downloads
Publicado
2012-09-01
Edição
Seção
Artigo
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.