UMA VIAGEM AO MUNDO (NEO) FANTÁSTICO DAS CRÔNICAS DE NÁRNIA, DE C. S. LEWIS
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.v13i2.17704Palavras-chave:
As Crônicas de Nárnia, Fantástico, Espaço.Resumo
Esse artigo tem como objetivo fazer uma leitura dos elementos do (neo) fantástico e como estes estão inseridos no romance O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, publicado originalmente em 1950 pelo autor C. S. Lewis. O romance nos convida a uma viagem pelo reino da fantasia onde acontecimentos sobrenaturais ocorrem dentro do mundo imaginário de Nárnia. Desde tempos imemoráveis, a literatura, assim também como as outras artes, têm representado mundos irreais, situações e ações improváveis, que ultrapassam a realidade; seja pela presença de objetos mágicos, seres encantados ou eventos que estão fora da realidade, o fantástico está presente. Assim, nos basearemos nas teorias de Tzvetan Todorov (2010), Remo Ceserani (2006) e David Roas (2013), para discutir os diferentes pontos de vista que cercam o fantástico no romance de Lewis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.