ADOLESCENTES E JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO CRÍTICO DA REPRESENTAÇÃO DE ATORES SOCIAIS

Autores

  • Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SP
  • Solange Maria de Barros Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/169

Palavras-chave:

representações de atores sociais, escola pública, adolescentes e jovens.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa acerca das representações de adolescentes e jovens da Escola Estadual Meninos do Futuro, localizada no Centro Socioeducativo de Cuiabá (Complexo Pomeri). Os alunos estão sob guarda judicial e em situação de vulnerabilidade social. Os pressupostos teóricos que sustentam esta pesquisa ofereceram ferramentas crítico-discursivas para a realização da análise. O diálogo teórico-metodológico que o Realismo Crítico (RC) mantém com a Análise Crítica do Discurso (ACD) e a Representação de Atores Sociais trouxeram contribuições significativas para a concretização desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico. Os resultados das análises esclarecem, por meio das produções escritas e entrevistas, a relevância da escola na vida de cada um, a aproximação com os professores por meio de suas práticas e a aprendizagem significativa. A escola revela ser um local de humanização e emancipação, proporcionando condições de inclusão social.

Biografia do Autor

Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SP

Mestre em Estudos de Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagem (MeEL/UFMT), doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/S´P, integrante do grupo de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos; linha de pesquisa  Educação de Jovens e Adultos em situação de restrição e privação de liberdade .

Solange Maria de Barros, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2005).  Pós-doutorado no Instituo de Educação (IOE) da Universidade de Londres, sob supervisão de Roy Bhaskar, com apoio financeiro da CAPES (2012-2013).

Downloads

Publicado

2016-03-18