Crenças do professor de língua materna sobre a correção em produções escritas
DOI:
https://doi.org/10.4013/1218Palavras-chave:
Crenças, língua materna, prática corretivaResumo
Partindo dos estudos realizados por Truscott (1996), Ferris (1999) e Barcelos (2006), este trabalho tem como objetivo discutir as crenças de professores de língua materna relacionadas à correção do erro em textos escritos. Para tanto, foram coletadas redações de alunos de duas turmas (uma do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio) e realizadas entrevistas semi-estruturadas com duas professoras de português, nas quais foram incluídos questionamentos relativos às suas percepções sobre o papel da correção e a questão do erro em textos escritos. A partir do exame das redações, foram encontradas evidências de que esses professores nem sempre materializam na sua prática corretiva as visões que dizem ter sobre o erro. Assim, esta pesquisa vem colaborar com a prática pedagógica dos professores de língua materna a partir da reflexão sobre seu processo corretivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.