O USO DA INTERNET NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Carolina Muller
  • Juliana Marschal Ramos Juliana Marschal Ramos é graduanda em Letras Português-Inglês pela Universidade Feevale. Atua como bolsista de Iniciação Científica no projeto sobre aquisição da linguagem com o suporte das novas tecnologias.
  • Rosi Ana Grégis

DOI:

https://doi.org/10.4013/12077

Resumo

Este trabalho pretende discutir a aquisição de segunda língua com o auxílio da internet, e mostrar como alguns aprendizes têm utilizado essa ferramenta para aprimorar e praticar seus conhecimentos em língua inglesa. Esta pesquisa é resultado de um questionário online, no qual os sujeitos responderam questões sobre aprendizagem de língua inglesa. Percebemos que as novas tecnologias têm contribuído para a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Biografia do Autor

Carolina Muller

Carolina Muller é graduada em Letras Português - Inglês pela Universidade Feeevale.

Rosi Ana Grégis

Possui mestrado (2003) e doutorado (2007) em Letras - Linguística Aplicada - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou período de estudos - Doutorado Sanduíche - na Universidade de Essex, Reino Unido, sob a orientação do professor Roger Hawkins, com bolsa da Capes, em 2007. Tanto sua dissertação de mestrado quanto sua tese de doutoramento são focadas no ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Feevale. Atua tanto na graduação em Letras como no Mestrado Profissional em Letras dessa instituição.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Segunda Língua, atuando principalmente nas seguintes subáreas: ensino de Língua Inglesa, disciplinas de Seminários e Estágios para o Curso de Letras, Literatura Angloamericana, Teorias Linguísticas e Sociolinguísticas, Metodologia de Ensino e de Pesquisa, coordenação de estágios para o curso de graduação em Formação Pedagógica, disciplinas técnicas de língua inglesa para o Curso de Especialização em Engenharia de Software e disciplinas de Sintaxe da Língua Inglesa e Fundamentos da Linguagem para especializações do Curso de Letras. Produz e revisa provas de vestibular e provas de proficiência em Língua Inglesa para acadêmicos de programas de pós-graduação e para o exame do Comex.Também coordena projetos de extensão na área de Letras da Universidade Feevale, relacionados diretamente ao ensino e aprendizagem de língua inglesa, voltados principalmente a projetos sociais, com participantes de diferentes faixas etárias, muitos pertencentes a estratos sociais menos favorecidos. Alguns desses projetos são: Lavili - Laboratório Virtual de Línguas - e Leitura, Literatura e Línguas: variação e identidade.

Downloads

Publicado

2016-11-29