“ENSINEI MEUS COLEGAS E FUI ENSINADO TAMBÉM”: GÊNERO ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO, TRABALHO COLABORATIVO POTENCIALIZADO PELO PDG
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2018.12.2.01Keywords:
projeto didático de gênero, roteiro de documentário, multiletramentos, trabalho colaborativoAbstract
Neste início de século, as novas e emergentes práticas sociais pedem que não só se saiba ler e escrever, mas também que se desenvolvam muitas outras capacidades, que vão muito além da leitura e da escrita do verbal. O objetivo deste artigo é discutir o trabalho realizado com o gênero roteiro de documentário, evidenciando como o PDG, uma metodologia ativa, contribui para o desenvolvimento do letramento dos alunos e os faz interagirem com a linguagem oral e escrita, inclusive em meios digitais. Participam da pesquisa os alunos de uma turma de nono ano de uma escola municipal de Novo Hamburgo-RS. Os resultados mostram que o trabalho com o gênero roteiro de documentário permitiu o desenvolvimento de múltiplos letramentos, além de habilidades como a colaboração, a comunicação, a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e de pensamento crítico, bem como qualidades como a persistência, a curiosidade, a iniciativa e o comportamento ético.Downloads
Published
2018-12-20
Issue
Section
Article
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.