MO(VI)MENTOS DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA NOS CAMINHOS DA ANÁLISE DE DISCURSO: OS BRASIGUAIOS
DOI:
https://doi.org/10.4013/9325Keywords:
Análise de Discurso, Brasiguaios, História, MemóriaAbstract
Este trabalho tem como objetivo discutir os lugares da história e da memória no aparato teórico da Análise de Discurso. A história está presente na “teoria materialista do discurso” como um campo de pesquisa necessário para compreender o discurso na articulação entre língua e história, por meio, principalmente, do viés do real da história – a contradição. É preciso, no entanto, observar que, na Análise de Discurso, a história pode remeter à historicidade (movimentos na/pela história dos processos discursivos), à historiografia (discurso historiográfico) e, principalmente, ao materialismo histórico (a existência de contradições), condição para que os discursos existam. A memória, por sua vez, surge na teoria pela necessidade de se compreender os efeitos produzidos no passado que retornam ao presente por meio da linguagem. Novamente, o que aqui está em jogo é a relação entre língua e história nos processos discursivos e o papel da memória nessa atualização/construção. Pontuaremos, portanto, a relação entre história e memória na Análise de Discurso e a necessidade de se compreender os lugares ocupados por essas noções na teoria, o que será exemplificado a partir da história e da(s) memória(s) em torno dos brasiguaios.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.