PROJETO DE DIZER: O LUGAR EM QUE O SUJEITO SE REVELA PELAS PISTAS NA ESCRITURA
DOI:
https://doi.org/10.4013/8400Keywords:
Bakhtin, educação, gêneros do discurso, projetos de dizer, paradigma indiciário.Abstract
O campo da linguística de enunciação tem sido um dos que mais tem mantido diálogo com a questão do ensino, na área de linguagem. Nesse texto, tomamos como ponto de partida os pilares teóricos que o filósofo russo Mikhail Bakhtin construiu em suas obras para compreender a realidade de sala de aula. É bem verdade que a obra deste teórico não é uma proposição didática, no entanto, quando se propõe uma prática de sala de aula que é focada no diálogo e que tem no encontro de vozes a sua realidade concreta, estamos embasados em sua teoria. Desse modo, procuramos refletir NA escola, DE DENTRO DA escola, PELA escola. Em outras palavras, tecemos uma discussão sobre sala de aula, estando do lado de dentro da sala de aula, e por fim, para que essas reflexões sejam, também, discutidas em sala de aula. A metodologia escolhida é o paradigma indiciário, de Carlo Ginzburg. Nestes termos, traçamos um caminho interpretativo para entender os projetos de dizer de sujeitos envolvidos em uma prática de linguagem que foi aplicada em sala de aula, desenvolvida sob os pilares da linguística de enunciação dialógica.Downloads
Published
2014-12-29
Issue
Section
Article
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.