TECNOLOGIAS E TEXTOS MULTIMODAIS: A LEITURA DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.4013/7804Keywords:
, Leitura. Ensino. Multimodalidade. Tecnologias. Formação continuada.Abstract
O presente artigo trata-se de uma pesquisa científica de estudo de caso, que relata e discute os resultados de um projeto de pesquisa realizado em 2010 durante um curso de formação continuada para professores de língua inglesa da rede estadual de ensino do Piauí. Neste, objetivamos analisar como é abordado o ensino de leitura em língua inglesa, refletindo sobre a importância de uma leitura multimodal. Destacamos a necessidade de um ensino de línguas à luz da teoria da Multimodalidade pela exuberância do crescimento e inserção de novas tecnologias em nossas vidas. Embora seja constatada a presença das tecnologias em congruência com o ensino, sobretudo nos textos, por toda sua realidade multimodal, ao envolver imagens, layouts, palavras, sons, vídeos, etc., percebemos que o ensino de leitura em língua inglesa, no Brasil, ainda está, em muitos casos, distante dessa realidade, pois a maioria dos professores faz uso monomodal do texto. Desse modo, enfatizamos a relevância desse estudo por se constituir em uma pesquisa qualitativa com foco na reflexão do quadro atual do ensino de leitura em aulas de língua inglesa. Nossa teoria foi baseada nas leituras de Kress & Van Leeuwen (2006); Kleiman (2008); Santaella (2007); Gomes (2010) dentre outros. Nosso corpus é composto por questionários semiestruturados, observações participantes e análises de materiais utilizados pelos professores. A partir das sessões reflexivas, foram observados indícios de abordagem multimodal de leitura e de desenvolvimento crítico-reflexivo dos professores participantes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.