INTERTEXTUALIDADE NOS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.4013/7717Keywords:
Leitura, Intertextualidade, Histórias em quadrinhos, Proposta de ensino.Abstract
A compreensão textual e a análise linguística são competências que devem ser ensinadas a alunos de Ensino Fundamental. No entanto, muitos ainda têm déficits com relação a essas competências. Por isso, é preciso que os alunos trabalhem com textos que os motivem, como, por exemplo, as histórias em quadrinhos (HQs) da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. Esses textos possuem uma riqueza de recursos gráficos e linguísticos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo tecer considerações teóricas e didáticas sobre o sentido de HQs da Turma da Mônica. Fundamentamo-nos nos construtos teóricos da Linguística Textual sobre a intertextualidade, que, conforme as ideias de Julia Kristeva, consiste no fato de todo texto ser um mosaico de citações e de outros dizeres. Analisamos duas HQs e propomos, a partir da análise, uma abordagem didática para alunos do Ensino Fundamental. A proposta foi aplicada com um 7º ano de uma escola pública. Os resultados da prática demonstram que o desconhecimento do intertexto, apesar de não inviabilizar a interpretação, restringe o processo de construção de sentido na leitura.Downloads
Published
2015-03-26
Issue
Section
Article
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.