VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Paula Kracker Francescon Mestranda em Estudos da Linguagem-UEL
  • Fábio Henrique Rosa Senefonte UEL
  • Joyce Elaine de Almeida Baronas UEL

DOI:

https://doi.org/10.4013/4132

Keywords:

Variação Linguística. Língua Inglesa. Material Didático.

Abstract

Com base nos pressupostos sociolinguísticos, sabe-se que toda língua, enquanto heterogênea, fluida e multifacetada, apresenta variações tanto por fatores internos, quanto externos (ALKMIN, 2001; CAMACHO, 1983; 2001; entre outros). Sob tal perspectiva, a presente pesquisa bibliográfica objetiva investigar se, e como, a variação linguística é vista nos Documentos Oficiais para o ensino de língua estrangeira no Brasil (BRASIL, 2000; PARANÁ, 2008), bem como em dois livros didáticos adotados na rede pública de educação do estado do Paraná (PARANÁ, 2006; DIAS; JUCÁ; FARIA, 2010). Os resultados do corpus analisado apontam que ambos os documentos prescrevem a abordagem da variação linguística nas aulas de línguas. Em relação ao material didático, nota-se a presença de variação nos textos expostos, embora não há propostas que contemplem efetivamente o fenômeno variacional em fatores diacrônicos, geográficos, sociais ou de estilo.

Author Biographies

Fábio Henrique Rosa Senefonte, UEL

Atualmente é mestrando em Estudos da Linguagem (na linha de ensino / aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira), pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Especialista em Ensino de Língua Inglesa e licenciado em Letras com habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa com suas respectivas literaturas pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná- Cornélio Procópio).Possui experiência na área de ensino de língua inglesa (inglês para crianças / adolescentes, produção e compreensão oral em LI e Inglês Instrumental-leitura).

Joyce Elaine de Almeida Baronas, UEL

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas e Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística atuando principalmente na área da Sociolinguística Educacional.

Published

2014-01-27