O HUMOR NA LEITURA DA CHARGE: A DENGUE NAS “CHARGES QUE MARCARAM ÉPOCA” D’O PASQUIM 21

Authors

  • Leonardo Poglia Vidal PPG Letras - UFRGS
  • Eduardo Ferreira Veras UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/4127

Keywords:

Charge, Letras, Pasquim21

Abstract

O artigo busca analisar a validade da incorporação do estudo das características do estímulo humorístico à leitura da charge. Para tanto, busca-se em diversos autores definição apropriada e características gerais do tipo textual. Feito isso, procede-se uma análise dessas características (humor, hibridismo de linguagem, opinião e temporalidade) nos textos selecionados. Os textos foram escolhidos com base em uma seleção temática realizada pelo jornal O Pasquim 21 nº44, representativa dos anos de 2002/2003. O tema das charges deste artigo é a “Dengue no Rio”.

Author Biographies

Leonardo Poglia Vidal, PPG Letras - UFRGS

Formado em Jornalismo e Letras - Inglês pela Unisinos. Mestrando em Literaturas de Língua Inglesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFRGS. Vencedor do troféu HQMix 2011 na categoria TCC.

Eduardo Ferreira Veras, UFRGS

Pós-doutorando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutor em Artes Visuais (2012), com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFRGS. É mestre pela mesma instituição (2008). Possui graduação em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo Gráfico e Audiovisual (1988), também pela UFRGS. Foi professor do Curso de Comunicação Social e do Curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Tem experiência nas áreas de Artes e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: discursos sobre a arte, crítica de arte, arte contemporânea, arte conceitual e processos de criação artística.

Published

2014-01-27