ANTONIN ARTAUD LIBERTO DAS AMARRAS DO JUÍZO: O CORPO SEM ÓRGÃOS COMO CRÍTICA AO PENSAMENTO OCIDENTAL
DOI:
https://doi.org/10.4013/3473Keywords:
Artaud. Juízo de Deus. Corpo sem órgãos. Teatro da crueldade.Abstract
O presente artigo propõe avaliar a possibilidade de entender Antonin Artaud, o homem de teatro, como crítico de um pensamento racionalista que preponderou na civilização ocidental desde o teatro grego até o que nomeamos de modernidade. Tal proposta se utiliza do conceito do “corpo sem órgãos”, assim como da teoria de um teatro da Crueldade, cunhado por Artaud, como oposição a um juízo de Deus, o julgamento baseado em princípios que privilegiam a organização, o sistema racional e que escamoteia outras formas de apreensão de conhecimento – como os sentidos, as sensações, etc.. Os filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari foram um dos que mais se dedicaram ao estudo das obras de Artaud, por tal motivo, o livro Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia se torna fundamental para compor uma análise de como o “corpo sem órgãos” se interpõe ao conhecimento lógico racional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.