CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE TERMOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE GLOSSÁRIOS PEDAGÓGICOS ONLINE BASEADOS EM CORPUS ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.4013/3292Keywords:
Lexicografia pedagógica especializada, Terminografia, Linguística de corpus.Abstract
Uma das etapas do processo de criação de produtos lexicográficos e terminográficos é o estabelecimento de critérios para a seleção dos itens lexicais que constituirão a macroestrutura da obra. Antes do advento do uso de computadores na construção de dicionários de língua geral e especializados, contava-se muito com a intuição dos lexicógrafos e terminógrafos. Em alguns países como a França, por exemplo a lexicografia baseada na intuição (intuition-based lexicography) continua sendo uma prática comum nos processos de criação de obras lexicográficas e terminográficas (Verlinde e Selva, 2001). O advento da Linguística de Corpus, entre tantas outras contribuições, permitiu a criação de listas de palavras de uma língua ou linguagem, conforme a sua frequência de aparição nas mesmas. Tal recurso tornou possível que dicionários de língua geral e dicionários especializados pudessem, efetivamente, compilar os itens lexicais mais usados. O surgimento da Lexicografia Pedagógica Especializada (Welker, 2008; Fuertes-Olivera, 2008, 2010) e, mais especificamente, da Function Theory of Lexicography, (Bergenholtz 2010; Bergenholtz and Bergenholtz 2011; Bergenholtz and Tarp 2003; Leroyer 2009; Nielsen 2009; Tarp 2007; Tarp 2008a; Tarp 2008b; Tarp 2008c; Tarp 2009a; Tarp 2009b; Tarp 2011; Tono 2010; Verlinde, Leroyer and Binon 2009) incorporou ao processo de criação de produtos lexicográficos e termigráficos o conceito de user needs que pode ser usado, entre outras situações, como critério de seleção de termos. Tendo em vista o contexto apresentado, este artigo pretende, ao apresentar o projeto Glossary of International Relations (GLOSSIR) em execução desde 2011 na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), dar destaque à etapa metodológica que diz respeito aos critérios estabelecidos para a seleção de termos que constituirão a macroestrutura do glossário enfatizando, assim, procedimentos de uma metodologia em construção. Para tanto, é feito um breve relato do projeto e de seu status atual, em seguida são apresentados os pressupostos teóricos que fundamentam tal projeto para, enfim, serem tratadas as questões relativas aos critérios de seleção de termos utilizados no referido estudo. Neste projeto há a utilização de quatro critérios para a seleção de termos, quais sejam: (i) a indicação de termos desconhecidos pelos alunos; (ii) a indicação de termos considerados importantes da área, por professores especialistas; (iii) a identificação de termos a partir de uma lista de frequência de itens lexicais criada com base em um corpus especializado da área; (iv) a intuição dos professores/linguistas. A consideração destes quatros critérios permitiu a identificação dos termos que constituíram a macroestrutura do produto terminográfico em questão.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.