UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA SOBRE A LINGUAGEM NO GÊNERO PUBLICITÁRIO

Authors

  • Elisabete Luciana Morais Ferreira Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Letras (IL), Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP).
  • Michelle Machado de Oliveira Vilarinho Universidade de Brasília
  • Aldair Dias Pereira Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL).
  • Muriel Lopes da Silva Universidade de Brasília.
  • Juliana Nery Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.4013/30

Keywords:

Linguagem. Gênero publicitário. Semântica Cognitiva. Argumentação. Atos de fala.

Abstract

Este artigo objetiva analisar a linguagem utilizada em gênero publicitário a fim de discutir em que nível esse tipo de linguagem se assemelha à comunicação oral, como ela contribui para a construção de determinados perfis de consumidor e quais são os efeitos que ela provoca em seu comportamento. O corpus selecionado compreende dois anúncios sobre a venda de veículos, o primeiro destinado ao público feminino e outro ao público masculino. O aparato teórico utilizado é a semântica argumentativa, a semântica cognitiva e a pragmática, observando-se os aspectos de utilização de metáforas, importância do contexto, atos de fala, processo de referência, enunciados implícitos e utilização de estereótipos. Utilizou-se, portanto, um método descritivo comparativo. O resultado da pesquisa considerou que este tipo de linguagem caracteriza-se como ato comunicativo que pode provocar mudança de comportamento no interlocutor, que passa a ser analisado segundo um perfil estereotípico.

Author Biographies

Elisabete Luciana Morais Ferreira, Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Letras (IL), Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP).

Graduanda em Letras - Português na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Linguística, com foco em Análise de Discurso e Semântica.

Michelle Machado de Oliveira Vilarinho, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, mestre em Linguística, licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua, professora assistente do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.

 

Aldair Dias Pereira, Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL).

Graduado em Letras - Português pela Universidade de Brasília.

Muriel Lopes da Silva, Universidade de Brasília.

Graduação incompleta em Letras - Português.

Juliana Nery, Universidade de Brasília.

Graduação em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua.

Published

2014-09-26