PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: A MEDIAÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Authors

  • Lidiane Escaravaco Borges Rosa UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio
  • Sueli de Fátima Santos UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.4013/299

Keywords:

, Crônicas. Olimpíada de Língua Portuguesa. Sequência Didática.

Abstract

Este trabalho é resultado da participação no projeto de extensão “PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA,” coordenado pela professora Drª. Eliana Merlin D. de Barros, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio. O objetivo do projeto era auxiliar professoras atuantes no Ensino Fundamental II a desenvolverem as sequências didáticas dos cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Neste artigo apresentamos uma análise do trabalho desenvolvido no período de dois meses, as dificuldades encontradas e os resultados obtidos. Nossa análise é fundamentada nos estudos dos pesquisadores de Genebra, da vertente didática do InteracionismoSociodiscursivo (BRONCKART, DOLZ, SCHNEWLY, entre outros).

Author Biographies

Lidiane Escaravaco Borges Rosa, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Possui graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio (2013) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Cristo Rei (2006). Cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio.

Eliana Merlin Deganutti de Barros, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É professora adjunta do curso de Letras/Anglo da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio). Coordena o subprojeto PIBID "Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual". É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa/CNPQ "Gêneros textuais e ensino de línguas" (GETELIN /UENP), "Gêneros textuais e mediações formativas" (GEMFOR /UEL) e GETFOR (UFGD). Tem experiência na área de Linguística e ensino da Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento, ensino da Língua Portuguesa, gênero textual e transposição didática a partir do procedimento sequencia didática. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Sueli de Fátima Santos, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês na Universidade Estadual Norte do Paraná de Cornélio Procópio, formada em Magistério no Colegio Cristo Rei e Graduada em Pedagogia a Distancia na Universidade Norte do Paraná polo de Cornélio Procópio. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos na Universidade Tecnologica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio (UTFpr).

Published

2016-03-18