RAYMOND CARVER: A GENIALIDADE DOS DETALHES MÍNIMOS

Authors

  • Ariane Conceição Ribeiro Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Mendonça Scheeren Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4013/2516

Keywords:

Literatura minimalista, Contos, Literatura Norte-americana.

Abstract

O artigo analisa o estilo dos contos de Raymond Carver, autor norte-americano conhecido pelo seu enfoque no cotidiano e pela sua condição de minimalista – rótulo que Carver negava. Sua obra é permeada por personagens marginalizados, que sofrem com problemas relativos a essa condição. Grande admirador de Tchekhov, seus contos mostram relação direta com os textos do contista russo; a influência de Hemingway também aparece, especialmente no que trata da concisão de sua escrita e o fato de a reflexão do leitor ser essencial em seus contos. Obcecado por revisar seus textos, o autor reescreve e republica seus contos diversas vezes. Para análise de sua obra foram selecionados alguns contos-chave, que mostram o que o tempo mudou no estilo do autor.

Author Biographies

Ariane Conceição Ribeiro Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do Bacharelado em Letras, com ênfase em Português e Italiano pela UFRGS.

Cláudia Mendonça Scheeren, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS, Brasil.

Published

2013-03-13