O ato de ler e a pandemia: a leitura em um tempo de crise

Authors

  • Izandra Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz
  • André Rafael Herzer Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS https://orcid.org/0000-0003-3627-2094

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.v14i1.23777

Abstract

A leitura sempre foi uma importante ferramenta para auxiliar os indivíduos em qualquer circunstância, desde a obter conhecimentos e informações como também a superar suas próprias crises. Por perceber o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus como sendo um período de crise, buscamos averiguar que lugar ocupa a leitura, nos dias de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz que aceitaram participar da pesquisa respondendo sobre seus hábitos de leitura durante a suspensão do calendário acadêmico da instituição em 2020. Os dados levantados a partir da pesquisa quali-quantitativa foram cruzados com teorias sobre a leitura e a experiência, principalmente dos autores Michèle Petit e Jorge Larrosa. Como resultado, percebeu-se que os participantes buscaram na leitura e na escrita a possibilidade de auxiliá-los na superação da crise.

Author Biography

André Rafael Herzer, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) do Campus Feliz e jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Published

2022-07-22