O ato de ler e a pandemia: a leitura em um tempo de crise
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.v14i1.23777Abstract
A leitura sempre foi uma importante ferramenta para auxiliar os indivíduos em qualquer circunstância, desde a obter conhecimentos e informações como também a superar suas próprias crises. Por perceber o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus como sendo um período de crise, buscamos averiguar que lugar ocupa a leitura, nos dias de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz que aceitaram participar da pesquisa respondendo sobre seus hábitos de leitura durante a suspensão do calendário acadêmico da instituição em 2020. Os dados levantados a partir da pesquisa quali-quantitativa foram cruzados com teorias sobre a leitura e a experiência, principalmente dos autores Michèle Petit e Jorge Larrosa. Como resultado, percebeu-se que os participantes buscaram na leitura e na escrita a possibilidade de auxiliá-los na superação da crise.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.