LETRAMENTO CRÍTICO E PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

Authors

  • ANA CARLA BARROS SOBREIRA CALDERÓN Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia
  • William Mineo Tagata Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.01

Keywords:

PLA, Letramento crítico, Material didático.

Abstract

O presente artigo faz uma análise do material didático utilizado por professores de português como língua adicional (doravante PLA), em uma instituição de ensino na cidade de La Paz (Bolívia) à luz dos estudos do Letramento Crítico. O aporte teórico tem como referência autores como Kleiman e Tagata, que discorrem sobre a importância do desenvolvimento da criticidade no sujeito em suas diversas práticas sociais, Menezes de Souza, que considera a importância da língua como prática social, e Monte Mór, que destaca o uso da língua como manifestação da multiplicidade de culturas e da produção de múltiplas semioses. A análise dos dados sugere que o material didático usado na instituição não contempla o ensino de PLA em uma perspectiva de letramento crítico, deixando de propiciar uma reflexão crítica sobre o uso da Língua Portuguesa em sua variante brasileira na Bolívia.

Author Biographies

ANA CARLA BARROS SOBREIRA CALDERÓN, Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia

William Mineo Tagata, Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia

Membro do Núcleo de estudos em língua inglesa e literaturas de expressão inglesa

Published

2021-05-19