LETRAMENTO CRÍTICO E PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.01Keywords:
PLA, Letramento crítico, Material didático.Abstract
O presente artigo faz uma análise do material didático utilizado por professores de português como língua adicional (doravante PLA), em uma instituição de ensino na cidade de La Paz (Bolívia) à luz dos estudos do Letramento Crítico. O aporte teórico tem como referência autores como Kleiman e Tagata, que discorrem sobre a importância do desenvolvimento da criticidade no sujeito em suas diversas práticas sociais, Menezes de Souza, que considera a importância da língua como prática social, e Monte Mór, que destaca o uso da língua como manifestação da multiplicidade de culturas e da produção de múltiplas semioses. A análise dos dados sugere que o material didático usado na instituição não contempla o ensino de PLA em uma perspectiva de letramento crítico, deixando de propiciar uma reflexão crítica sobre o uso da Língua Portuguesa em sua variante brasileira na Bolívia.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.