REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.02Keywords:
Língua portuguesa, Educação bilíngue, Surdez.Abstract
O objetivo deste trabalho é refletir sobre atividade de leitura e escrita da língua portuguesa como segunda língua nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola para surdos localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Para a realização desta investigação, foram utilizados dados da pesquisa Língua portuguesa e Libras nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos: rumo ao letramento de surdos[1] coordenada pela Profa. Dra. Cátia Fronza na Unisinos. Para o presente trabalho, foi selecionado um momento em que a língua portuguesa escrita foi trabalhada, durante o ano de 2015, em uma turma de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados pela equipe de pesquisa, por meio de fotos e vídeos. Considerando a comparação entre a fundamentação teórica e a atividade analisada, constata-se que o contexto educacional está organizado de forma que as interações são realizadas pela oralidade, o que faz com que o surdo fique em desvantagem nas articulações entre os saberes na sala de aula.
[1] Projeto de pesquisa com o apoio do CNPq Edital 43/2013, processo n. 407692/2013-4.
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