REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LETRAMENTO SEGUNDO OS DITAMES DA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.4013/155Keywords:
letramento, cultura digital, videaulas youtubianas, escrita/redação científica.Abstract
Este trabalho, a partir de um estudo bibliográfico, objetiva discorrer como se desenvolve o conceito de Letramento, tendo em vista como a tecnologia instaurada na contemporaneidade contribuiu para o despontar de novas práticas de aprendizagem, pautadas em recursos midiáticos digitais. Para essa finalidade, buscamos descrever sobre o surgimento do conceito de letramento, diferenciando-o de alfabetização, bem como o uso de videaulas youtubianas de escrita/redação científica como meio de instrução na composição de artigos científicos. No tocante a este tipo de letramento, temos a meta de refletir sobre como se opera este tipo de Ensino Informal à Distância (EIaD) a partir da emergência da cultura digital de modo a produzir um “letramento acadêmico-científico-digital”.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.