MEMORIES OF A TEACHER: UNIQUE TRAJECTORY CONTRIBUTE OF TO UNDERSTAND THE HISTORY OF EDUCATION IN THE RURAL AREA OF NOVO HAMBURGO/RS (1940-1969)

Authors

  • José Edimar Souza

DOI:

https://doi.org/10.4013/1343

Keywords:

memórias de professores, educação rural, fazer pedagógico multisseriado.

Abstract

O objetivo deste estudo gira em torno de fatos e reflexões da história docente de uma professora primária cuja trajetória se desenvolveu no espaço rural de Novo Hamburgo/RS, entre 1940 e 1969. Pretende analisar a trajetória entrelaçada ao fazer pedagógico em classes multisseriadas num determinado tempo e espaço. O estudo busca também investigar as marcas do poder agora revisitadas pelas memórias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs, Stephanou e Werle, entre outros, que auxiliam na articulação entre memória e contexto. A história da “professora Gersy” a singulariza como docente do meio rural, principalmente da história da educação pública municipal rural.

Author Biography

José Edimar Souza

Professor; Graduado em História - UNISINOS; Especialista em Gestão da Educação - UFRGS; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - UNIVERSIDADE FEEVALE; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação- UNISINOS, na linha de Pesquisa: Educação, História e Política. Diretor da EMEF Profª Helena Canho Sampaio de Novo Hamburgo.

Published

2012-03-06