Divulgação científica midiática para crianças: as narrativas que explicam

Authors

  • Êrica Ehlers Iracet Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Francine Lunkes

DOI:

https://doi.org/10.4013/1216

Keywords:

Divulgação científica, narrativa, explicação

Abstract

Este trabalho investiga as estratégias utilizadas pela mídia impressa para divulgar e explicar assuntos científicos para o público infantil por meio da elaboração de textos narrativos. O corpus da pesquisa é constituído de três textos de divulgação científica veiculados pela revista impressa Ciência Hoje das Crianças. A metodologia de análise qualitativa empregada está baseada no Modo de Organização Narrativo teorizado por Charaudeau (2008), bem como na sequência explicativa proposta por Coltier (1986), Grize (1990) e Adam (2008). No decorrer das análises, também são levados em consideração aspectos da narrativa que interferem na configuração da explicação, ou seja, considera-se que toda a situação narrativa, assumida como estrategicamente planejada e organizada, é construída em prol da elaboração de uma explicação. Como resultado parcial das análises, constatou-se que os produtores dos textos tinham como objetivo atender, por meio da organização narrativa, à finalidade do contrato de comunicação midiático de captar o interesse do público-leitor e de, ao mesmo tempo, explicar determinados temas ou fenômenos científicos às crianças. Além disso, foi possível verificar que a organização das sequências narrativas presentes nos textos analisados está efetivamente a serviço das explicações pretendidas, levando-se em consideração características como tempo, espaço e constituição/função das personagens nas tramas. A tentativa de aproximação máxima com o universo do conhecimento e das experiências vivenciadas no cotidiano do público infanto-juvenil também foi verificada no decorrer das análises.

Author Biographies

Êrica Ehlers Iracet, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda do Curso de Letras - Português/Inglês da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS/UNISINOS, participante do grupo de pesquisa Divulgação Científica: Estratégias Retóricas e Organização Textual (DCEROT), coordenado pela Profª. Dra. Maria Eduarda Giering.

Francine Lunkes

Francine Lunkes graduou-se em Letras - Português, em 2010, pela Universidade do Vale do Rios dos Sinos. Seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado "Divulgando ciência para crianças: narrar para explicar", foi utilizado como ponto de partida para a pesquisa relatada neste artigo.

Published

2011-08-31