Práticas de Desempoderamento Docente no Cotidiano da Escola de Educação Fundamental

Authors

  • Janaina Boniatti Bolson

DOI:

https://doi.org/10.4013/1205

Keywords:

formação de professores, poder docente, autonomia docente, cotidiano escolar

Abstract

Resumo

O objetivo deste artigo é o de refletir acerca do estudo práticas de desempoderamento docente em curso na escola contemporânea.  Baseada nas contribuições teóricas de Contreras, Foucault, Nóvoa, Tardif, Lugli e Vicentini, o estudo teve como objetivos: identificar o funcionamento de práticas de desempoderamento docente no cotidiano da escola e investigar como essas práticas são entendidas pelos professores;  analisar como essas práticas vêm sendo incorporadas ao contexto escolar. A investigação que deu origem a esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa em que foram entrevistados nove professores de escolas públicas em efetiva regência de classe e com tempos diferenciados de docência, através da técnica da entrevista semi-estruturada. As análises foram desenvolvidas ao redor de cinco eixos principais –  saberes docentes e competência profissional; reuniões pedagógicas e ação docente;  contexto escolar  e valorização docente; processos avaliativos e docência; autonomia docente – e apontam evidências desse processo de desempoderamento a que se veem submetidos os docentes, além de colocarem em relevo evidências de que estes vêm exercendo sua profissão de modo individualizado e pouco cooperativo. Como contribuições à reflexão no campo da formação de professores são delineadas intenções de resistência por parte dos docentes como coletividade para o resgate da autonomia e do poder docente. Finalmente, são apontados alguns desafios a serem enfrentados pelos docentes enquanto coletividade e responsáveis socialmente pelo ensino, para que assim movimentos de valorização comecem a se instaurar no cotidiano escolar.

 

Author Biography

Janaina Boniatti Bolson

    Janaina Boniatti Bolson – Mestrado em Educação-Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pós-Graduação em Administração e Supervisão Escolar -Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul.

    Rua Bertoldo Rocha Neto, 1055 – Bairro Marechal Floriano Cep: 95013-118 – Caxias do Sul – RS.

    Telefone(s): (54) 9139.02.67 – (54) 3225.29.12

    E-mail: janainabolson@ibest.com.br

 

Published

2011-08-31