Práticas de Desempoderamento Docente no Cotidiano da Escola de Educação Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.4013/1205Keywords:
formação de professores, poder docente, autonomia docente, cotidiano escolarAbstract
Resumo
O objetivo deste artigo é o de refletir acerca do estudo práticas de desempoderamento docente em curso na escola contemporânea. Baseada nas contribuições teóricas de Contreras, Foucault, Nóvoa, Tardif, Lugli e Vicentini, o estudo teve como objetivos: identificar o funcionamento de práticas de desempoderamento docente no cotidiano da escola e investigar como essas práticas são entendidas pelos professores; analisar como essas práticas vêm sendo incorporadas ao contexto escolar. A investigação que deu origem a esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa em que foram entrevistados nove professores de escolas públicas em efetiva regência de classe e com tempos diferenciados de docência, através da técnica da entrevista semi-estruturada. As análises foram desenvolvidas ao redor de cinco eixos principais – saberes docentes e competência profissional; reuniões pedagógicas e ação docente; contexto escolar e valorização docente; processos avaliativos e docência; autonomia docente – e apontam evidências desse processo de desempoderamento a que se veem submetidos os docentes, além de colocarem em relevo evidências de que estes vêm exercendo sua profissão de modo individualizado e pouco cooperativo. Como contribuições à reflexão no campo da formação de professores são delineadas intenções de resistência por parte dos docentes como coletividade para o resgate da autonomia e do poder docente. Finalmente, são apontados alguns desafios a serem enfrentados pelos docentes enquanto coletividade e responsáveis socialmente pelo ensino, para que assim movimentos de valorização comecem a se instaurar no cotidiano escolar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.