QUANDO A AULA DE PORTUGUÊS SE TRANSFORMA EM EVENTO CIENTÍFICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Amanda Rodrigues Graduada em Letras pela UNISINOS.
  • Fernanda Machado Bartikoski UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/109

Abstract

A reestruturação curricular do Ensino Médio prevê, em seus objetivos, formar cidadãos capazes de agir no mundo e aptos a desenvolver suas capacidades intelectuais seja no trabalho ou, futuramente, no Ensino Superior. O mundo não é fragmentado e o se  mesmo pode aplicar ao ensino. Cabe à escola instrumentalizar seus alunos por meio de atividades interdisciplinares, visando ao desenvolvimento de múltiplos letramentos em sala de aula.A partir dessas reflexões, pensou-se em um projeto em que a língua portuguesa se aproximasse do campo da ciência, uma vez que os alunos estão expostos aos meios de comunicação de massa, os quais, atualmente, têm demonstrado preocupação em divulgar estudos científicos (MENDONÇA; BUNZEN, 2013). Como se pode perceber, o conhecimento está em todo lugar, mas como aproximá-lo dos alunos, que até então eram meros expectadores, tornando-os pesquisadores? A resposta pode estar em um gênero muito presente em jornais e em revistas, o infográfico.

Author Biography

Fernanda Machado Bartikoski, UNISINOS

Graduada em Letras pela UNISINOS.

Published

2014-09-26

Issue

Section

Teaching projects