QUANDO A AULA DE PORTUGUÊS SE TRANSFORMA EM EVENTO CIENTÍFICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.4013/109Abstract
A reestruturação curricular do Ensino Médio prevê, em seus objetivos, formar cidadãos capazes de agir no mundo e aptos a desenvolver suas capacidades intelectuais seja no trabalho ou, futuramente, no Ensino Superior. O mundo não é fragmentado e o se mesmo pode aplicar ao ensino. Cabe à escola instrumentalizar seus alunos por meio de atividades interdisciplinares, visando ao desenvolvimento de múltiplos letramentos em sala de aula.A partir dessas reflexões, pensou-se em um projeto em que a língua portuguesa se aproximasse do campo da ciência, uma vez que os alunos estão expostos aos meios de comunicação de massa, os quais, atualmente, têm demonstrado preocupação em divulgar estudos científicos (MENDONÇA; BUNZEN, 2013). Como se pode perceber, o conhecimento está em todo lugar, mas como aproximá-lo dos alunos, que até então eram meros expectadores, tornando-os pesquisadores? A resposta pode estar em um gênero muito presente em jornais e em revistas, o infográfico.Downloads
Published
2014-09-26
Issue
Section
Teaching projects
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.