PROJETO AUDIOTECA: ENSINO DE LEITURA MEDIADO PELO USO DO AUDIOLIVRO
DOI:
https://doi.org/10.4013/9770Palavras-chave:
Ensino de leitura, Protagonismo Juvenil, Audiolivro.Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma sugestão metodológica para o ensino de leitura, tendo como base um projeto de leitura executado em escola pública de ensino profissional do estado do Ceará. Esse projeto visa utilizar o audiolivro como instrumento mediador do ensino e da aprendizagem da leitura a fim de despertar o prazer pela leitura e o protagonismo juvenil nos estudantes participantes. Neste trabalho, será suscitada uma reflexão em torno da importância da leitura na escola e sobre a crise que persiste no ensino de leitura. Em seguida, serão apresentadas as propostas metodológicas básicas sugeridas por Solé (1998) com o objetivo de diminuir os entraves no ensino de leitura. Em seguida, ilustraremos o uso da metodologia proposta pela autora, a partir da experiência de uma professora de 2º ano do ensino médio a qual utiliza o audiolivro como instrumento de mediação no ensino e na aprendizagem da leitura, especificamente no que diz respeito à leitura de textos literários, e que executou uma proposta de gravação de clássicos da literatura com seus alunos.
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