MO(VI)MENTOS DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA NOS CAMINHOS DA ANÁLISE DE DISCURSO: OS BRASIGUAIOS
DOI:
https://doi.org/10.4013/9325Palavras-chave:
Análise de Discurso, Brasiguaios, História, MemóriaResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir os lugares da história e da memória no aparato teórico da Análise de Discurso. A história está presente na “teoria materialista do discurso” como um campo de pesquisa necessário para compreender o discurso na articulação entre língua e história, por meio, principalmente, do viés do real da história – a contradição. É preciso, no entanto, observar que, na Análise de Discurso, a história pode remeter à historicidade (movimentos na/pela história dos processos discursivos), à historiografia (discurso historiográfico) e, principalmente, ao materialismo histórico (a existência de contradições), condição para que os discursos existam. A memória, por sua vez, surge na teoria pela necessidade de se compreender os efeitos produzidos no passado que retornam ao presente por meio da linguagem. Novamente, o que aqui está em jogo é a relação entre língua e história nos processos discursivos e o papel da memória nessa atualização/construção. Pontuaremos, portanto, a relação entre história e memória na Análise de Discurso e a necessidade de se compreender os lugares ocupados por essas noções na teoria, o que será exemplificado a partir da história e da(s) memória(s) em torno dos brasiguaios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.