INTERTEXTUALIDADE NOS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.4013/7717Palavras-chave:
Leitura, Intertextualidade, Histórias em quadrinhos, Proposta de ensino.Resumo
A compreensão textual e a análise linguística são competências que devem ser ensinadas a alunos de Ensino Fundamental. No entanto, muitos ainda têm déficits com relação a essas competências. Por isso, é preciso que os alunos trabalhem com textos que os motivem, como, por exemplo, as histórias em quadrinhos (HQs) da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. Esses textos possuem uma riqueza de recursos gráficos e linguísticos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo tecer considerações teóricas e didáticas sobre o sentido de HQs da Turma da Mônica. Fundamentamo-nos nos construtos teóricos da Linguística Textual sobre a intertextualidade, que, conforme as ideias de Julia Kristeva, consiste no fato de todo texto ser um mosaico de citações e de outros dizeres. Analisamos duas HQs e propomos, a partir da análise, uma abordagem didática para alunos do Ensino Fundamental. A proposta foi aplicada com um 7º ano de uma escola pública. Os resultados da prática demonstram que o desconhecimento do intertexto, apesar de não inviabilizar a interpretação, restringe o processo de construção de sentido na leitura.Downloads
Publicado
2015-03-26
Edição
Seção
Artigo
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.