UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA SOBRE A LINGUAGEM NO GÊNERO PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.4013/30Palavras-chave:
Linguagem. Gênero publicitário. Semântica Cognitiva. Argumentação. Atos de fala.Resumo
Este artigo objetiva analisar a linguagem utilizada em gênero publicitário a fim de discutir em que nível esse tipo de linguagem se assemelha à comunicação oral, como ela contribui para a construção de determinados perfis de consumidor e quais são os efeitos que ela provoca em seu comportamento. O corpus selecionado compreende dois anúncios sobre a venda de veículos, o primeiro destinado ao público feminino e outro ao público masculino. O aparato teórico utilizado é a semântica argumentativa, a semântica cognitiva e a pragmática, observando-se os aspectos de utilização de metáforas, importância do contexto, atos de fala, processo de referência, enunciados implícitos e utilização de estereótipos. Utilizou-se, portanto, um método descritivo comparativo. O resultado da pesquisa considerou que este tipo de linguagem caracteriza-se como ato comunicativo que pode provocar mudança de comportamento no interlocutor, que passa a ser analisado segundo um perfil estereotípico.Downloads
Publicado
2014-09-26
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Artigo
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