AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E A MOTIVAÇÃO METAFÓRICA QUE A ELAS SUBJAZ
DOI:
https://doi.org/10.4013/2960Palavras-chave:
Léxico. Expressões idiomáticas. Metáfora.Resumo
Até o final do século XIX, o léxico foi marginalizado nos estudos linguísticos devido à sua dificuldade de sistematização. A partir do século XX, reconheceu-se sua importância, viu-se que o vocabulário era o aspecto linguístico que mais reflete as mudanças socioeconômicas e culturais de um povo. A partir de então, ele passou a ser objeto de estudo de outras ciências, além da Semântica. Inicialmente, as palavras eram estudadas isoladas, até que se observou que havia na língua combinações estáveis cuja característica era a perda do sentido nominativo dos elementos que as compunham em benefício do conjunto. Estas são denominadas expressões idiomáticas (EIs). Partiu-se do pressuposto de que a metáfora é inerente à constituição das EIs e, portanto, responsável por seu sentido figurado, o que se pretende comprovar. Entende-se por expressão idiomática uma unidade lexical proveniente da combinação de palavras que, aparentemente, não possuem nexo semântico. Acredita- se ser a metáfora o fator semântico, por excelência, formador das expressões idiomáticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.