REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO: UMA INVESTIGAÇÃO COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.4013/2572Palavras-chave:
Gênero, Música Popular Brasileira, Crianças, Milton NascimentoResumo
Oficina de gênero realizada com 30 crianças de oito anos de idade, estudantes de uma escola pública municipal de Vitória – ES, e que teve como propósito celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Toda a produção estética dessa oficina girou em torno da música “Maria, Maria”, de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant (1978) e constou de canto coral e elaboração de pictografias femininas (desenho com massa de modelar), a partir da questão norteadora: “Quem é essa mulher, de quem tanto fala a música?” Maria foi representada pelas crianças principalmente como figura parenta, trabalhadora ou ente religioso.
Palavras Chave:
Gênero; Música Popular Brasileira; Crianças; Milton Nascimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.