DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA ESCRITA EM INGLÊS ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CORPUS DE ABSTRACTS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Autores

  • Ana Luiza Freitas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre / Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4013/234

Palavras-chave:

Inglês para Propósitos Acadêmicos, proficiência escrita, pacotes lexicais, abstract, Linguística de Corpus, Ciências da Saúde.

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de pesquisa de doutorado em curso e o respectivo estudo piloto sobre o desenvolvimento da proficiência escrita em língua inglesa a partir da produção de abstracts de textos de autoria de estudantes universitários e pesquisadores do campo de Ciências da Saúde com base no uso de itens lexicais. O estudo piloto manipula 112 textos de periódicos internacionais especializados, totalizando 30.371 palavras e 159 textos, incluindo publicações em periódicos internacionais e manuscritos inéditos, produzidos em universidades brasileiras, perfazendo 30394 palavras. O corpus foi analisado através do software Antconc (ANTHONY, 2011) pela função clusters/n-grams, buscando-se ocorrências de pacotes de 4 quatro palavras gráficas. Os resultados da amostra sugerem que os autores brasileiros tendem a se apoiar mais em estruturas pré-fabricadas para construir o discurso acadêmico, divergem do padrão estrutural ao empregarem a mesma frequência de pacotes lexicais e frasais, bem como tendem a adotar expressões que funcionalmente se relacionam à pesquisa e ao texto, mas não ao leitor. Tais contatações preliminrares carecem de maior averiguação através do estudo completo, que cotejará um acervo de dados três vezes mais extenso.

 

Biografia do Autor

Ana Luiza Freitas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre / Brasil

Graduada em Comunicação Social e em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Linguagem no Contexto Social e doutoranda em Estudos da Linguagem (2012-2016) pela mesma universidade. Docente do Departamento de Educação e Informação e Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, onde é professora dos Cursos de Graduação e dos Programa de Pós-Graduação e de Formação Docente, coordenadora do Programa Inglês Sem Fronteiras e do Programa de Extensão em Línguas Adicionais, membra do Conselho Diretivo do Programa Ciência sem Fronteiras, do Conselho de Ensino e Pesquisa e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, como coordenadora do GT de Internacionalização, Circulação de Pessoas e Políticas Linguísticas. Atua principalmente nos temas: ensino de inglês como língua adicional, ensino de língua para propósitos específicos, internacionalização do ensino superior, formação de professores, formação continuada e organização de cursos, bem como na produção de programas de ensino.

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Publicado

2016-03-18