REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LETRAMENTO SEGUNDO OS DITAMES DA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.4013/155Palavras-chave:
letramento, cultura digital, videaulas youtubianas, escrita/redação científica.Resumo
Este trabalho, a partir de um estudo bibliográfico, objetiva discorrer como se desenvolve o conceito de Letramento, tendo em vista como a tecnologia instaurada na contemporaneidade contribuiu para o despontar de novas práticas de aprendizagem, pautadas em recursos midiáticos digitais. Para essa finalidade, buscamos descrever sobre o surgimento do conceito de letramento, diferenciando-o de alfabetização, bem como o uso de videaulas youtubianas de escrita/redação científica como meio de instrução na composição de artigos científicos. No tocante a este tipo de letramento, temos a meta de refletir sobre como se opera este tipo de Ensino Informal à Distância (EIaD) a partir da emergência da cultura digital de modo a produzir um “letramento acadêmico-científico-digital”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.