REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LETRAMENTO SEGUNDO OS DITAMES DA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Simone Cristina Mussio UNESP/FCLAr - FATEC JAHU

DOI:

https://doi.org/10.4013/155

Palavras-chave:

letramento, cultura digital, videaulas youtubianas, escrita/redação científica.

Resumo

Este trabalho, a partir de um estudo bibliográfico, objetiva discorrer como se desenvolve o conceito de Letramento, tendo em vista como a tecnologia instaurada na contemporaneidade contribuiu para o despontar de novas práticas de aprendizagem, pautadas em recursos midiáticos digitais. Para essa finalidade, buscamos descrever sobre o surgimento do conceito de letramento, diferenciando-o de alfabetização, bem como o uso de videaulas youtubianas de escrita/redação científica como meio de instrução na composição de artigos científicos. No tocante a este tipo de letramento, temos a meta de refletir sobre como se opera este tipo de Ensino Informal à Distância (EIaD) a partir da emergência da cultura digital de modo a produzir um “letramento acadêmico-científico-digital”.

Biografia do Autor

Simone Cristina Mussio, UNESP/FCLAr - FATEC JAHU

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru e Graduada em Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos. Docente titular de Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão e Língua Espanhola na Faculdade de Tecnologia de Jahu nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet, Gestão Empresarial (EAD) e Logística. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu. Tem experiência na área de Linguística e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita científica, análise do discurso, estudos midiáticos, produção textual e ensino de língua materna e estrangeira (Espanhol).

Downloads

Publicado

2016-03-18