Memórias de uma professora: trajetória singular ajuda a compreender a história da educação na zona rural de Novo Hamburgo/RS(1940-1969)
DOI:
https://doi.org/10.4013/1343Palavras-chave:
memórias de professores, educação rural, fazer pedagógico multisseriado.Resumo
O objetivo deste estudo gira em torno de fatos e reflexões da história docente de uma professora primária cuja trajetória se desenvolveu no espaço rural de Novo Hamburgo/RS, entre 1940 e 1969. Pretende analisar a trajetória entrelaçada ao fazer pedagógico em classes multisseriadas num determinado tempo e espaço. O estudo busca também investigar as marcas do poder agora revisitadas pelas memórias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs, Stephanou e Werle, entre outros, que auxiliam na articulação entre memória e contexto. A história da “professora Gersy” a singulariza como docente do meio rural, principalmente da história da educação pública municipal rural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.