Divulgação científica midiática para crianças: as narrativas que explicam
DOI:
https://doi.org/10.4013/1216Palavras-chave:
Divulgação científica, narrativa, explicaçãoResumo
Este trabalho investiga as estratégias utilizadas pela mídia impressa para divulgar e explicar assuntos científicos para o público infantil por meio da elaboração de textos narrativos. O corpus da pesquisa é constituído de três textos de divulgação científica veiculados pela revista impressa Ciência Hoje das Crianças. A metodologia de análise qualitativa empregada está baseada no Modo de Organização Narrativo teorizado por Charaudeau (2008), bem como na sequência explicativa proposta por Coltier (1986), Grize (1990) e Adam (2008). No decorrer das análises, também são levados em consideração aspectos da narrativa que interferem na configuração da explicação, ou seja, considera-se que toda a situação narrativa, assumida como estrategicamente planejada e organizada, é construída em prol da elaboração de uma explicação. Como resultado parcial das análises, constatou-se que os produtores dos textos tinham como objetivo atender, por meio da organização narrativa, à finalidade do contrato de comunicação midiático de captar o interesse do público-leitor e de, ao mesmo tempo, explicar determinados temas ou fenômenos científicos às crianças. Além disso, foi possível verificar que a organização das sequências narrativas presentes nos textos analisados está efetivamente a serviço das explicações pretendidas, levando-se em consideração características como tempo, espaço e constituição/função das personagens nas tramas. A tentativa de aproximação máxima com o universo do conhecimento e das experiências vivenciadas no cotidiano do público infanto-juvenil também foi verificada no decorrer das análises.Downloads
Publicado
2011-08-31
Edição
Seção
Artigo
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.