QUANDO A AULA DE PORTUGUÊS SE TRANSFORMA EM EVENTO CIENTÍFICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.4013/109Resumo
A reestruturação curricular do Ensino Médio prevê, em seus objetivos, formar cidadãos capazes de agir no mundo e aptos a desenvolver suas capacidades intelectuais seja no trabalho ou, futuramente, no Ensino Superior. O mundo não é fragmentado e o se mesmo pode aplicar ao ensino. Cabe à escola instrumentalizar seus alunos por meio de atividades interdisciplinares, visando ao desenvolvimento de múltiplos letramentos em sala de aula.A partir dessas reflexões, pensou-se em um projeto em que a língua portuguesa se aproximasse do campo da ciência, uma vez que os alunos estão expostos aos meios de comunicação de massa, os quais, atualmente, têm demonstrado preocupação em divulgar estudos científicos (MENDONÇA; BUNZEN, 2013). Como se pode perceber, o conhecimento está em todo lugar, mas como aproximá-lo dos alunos, que até então eram meros expectadores, tornando-os pesquisadores? A resposta pode estar em um gênero muito presente em jornais e em revistas, o infográfico.Downloads
Publicado
2014-09-26
Edição
Seção
Projeto de Ensino
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.