Representações sociais de alunas de pedagogia sobre suas trajetórias escolares
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2008.123.5328Resumo
O objetivo do trabalho é analisar as representações sociais de alunas de Pedagogia sobre suas trajetórias escolares. A pesquisa fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais e em estudos sociológicos referentes a trajetórias. Solicitou-se que 26 alunas de um curso de Pedagogia escrevessem uma redação intitulada “Minha trajetória escolar” e preenchessem um questionário de perfil. As narrativas foram submetidas ao programa informático Alceste (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte), que dividiu o material em cinco classes, reagrupadas em três temas, devido à aproximação de significados: Tema 1 - A escola vivida; Tema 2 - Interações sociais no contexto escolar; Tema 3 - O ingresso no Ensino Superior: desafios e sonhos. Os resultados indicaram trajetórias marcadas pela idéia de superação, observada nas diferentes etapas da escolarização. Percebeu-se uma construção social que relaciona o sucesso escolar às condições pedagógicas e estruturais da escola, à situação socioeconômica e cultural da família e ao ensino superior como realização de um sonho de ascensão social.
Palavras-chave: representações sociais, trajetórias escolares, pedagogia, programa Alceste.Downloads
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