Manoel Dantas e a Educação: Faculdade de Direito do Recife e imprensa do Rio Grande do Norte entre 1889 e 1923

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.14

Abstract

Este artigo visibiliza o intelectual Manoel Gomes de Medeiros Dantas (1867-1924), que atuou sobre e na instrução pública do final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, no Rio Grande do Norte. Para tanto, focalizamos na sua formação na Faculdade de Direito do Recife e na sua atuação na imprensa potiguar, a exemplo de O Povo, A República e O Rio Grande do Norte, quando difundiu suas ideias educacionais no final do século XIX e primeiras décadas do século XX, servindo de fonte para este estudo. Elegemos como fundamentos teóricos-metodológicos Sirinelli (2003), Bobbio (1997) e Certeau (2011) por meio das noções de intelectual e operação historiográfica, respectivamente. Compreendemos que Manoel Dantas se consagrou como um intelectual comprometido com um discurso educacional liberal e progressista de feição republicana, de modo que se constituiu na monumentalização da memória republicana no estado do Rio Grande do Norte.

Author Biographies

Mariza Silva de Araújo, Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - RN

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2017), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande (1988), bacharel em história (1994), especialista em História da Cultura (1996). Professora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP). Coordenadora do Núcleo de Documentação e Memória do RN/IFESP. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação (NEPE), como Coordenadora da Pesquisa.

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós-Doutorado em Educação. Doutora em Letras. Professora Associada IV  do Dept. Metodologia da Educação e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa: Memória, História e Educação - CNPq/UFPB.

Published

2024-09-06

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Articles