Educação para a cidadania global ética: do neoliberalismo a uma pedagogia baseada em valores
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.01Abstract
Este artigo propõe uma estrutura de educação para a cidadania global (ECG) ética, apresentando as cinco dimensões seguintes: criação de valores, progressão da identidade, envolvimento coletivo, disposição glocal e mentalidade intergeracional. A ECG ética fundamenta-se em uma multiplicidade de obras críticas para identificar características de cada uma dessas dimensões. Vai além dos princípios neoliberais/orientados ao mercado, em direção a perspectivas éticas que promovem a responsabilidade social, a justiça, os direitos humanos e a sustentabilidade glocal. Com maior desenvolvimento teórico e estratégias para implementação, a estrutura tem o potencial de ser estendida em futuras pesquisas e na avaliação dos complexos processos de ensino e aprendizagem envolvidos na ECG, especialmente sob uma perspectiva baseada em valores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.