A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação

Autores

  • Monica Zewe Uriarte Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.14095

Resumo

Este artigo tem como foco a pesquisa de intervenção cartográfica como um método para pesquisas em Arte Educação. O objetivo é discutir sobre essa metodologia, que coloca em evidência os processos e as questões educacionais que respeitam as subjetividades e a experiência. A metodologia de pesquisa é qualitativa, e a abordagem é bibliográfica, com aporte teórico principal em Deleuze e Guattari (1995), Kastrup (2008) e Uriarte (2017). Como resultado, sinaliza-se que essa metodologia exige mudança nas práticas de narrar; apresenta a pesquisa e a intervenção como dois planos de um mesmo processo; não dissocia os campos da análise e da intervenção; constitui-se um método aberto às relações e às conexões com outras áreas do conhecimento; exige a imersão do pesquisador no território da pesquisa; é sempre um coletivo de forças e, mostrou-se muito adequado para a pesquisa em Arte Educação, especificamente na área da Música.

Palavras-chave: pesquisa-intervenção cartográfica, metodologia de pesquisa, Arte Educação.

Biografia do Autor

Monica Zewe Uriarte, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Educadora musical, possui Especialização em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, com bolsa CAPES de Doutorado sanduíche junto à Université Paris I Panthéon-Sorbonne. É professora permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI, membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Aprendizagem, atuando também como docente do Curso de Música Licenciatura e Bacharelado da UNIVALI.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Pós doutorado na Universidade Paris VI - Diderot. Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, orienta pesquisas no Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Foi coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI na gestão 2010-2013 e 2014-2016-I.

Downloads

Publicado

2017-12-30