A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.14095Resumo
Este artigo tem como foco a pesquisa de intervenção cartográfica como um método para pesquisas em Arte Educação. O objetivo é discutir sobre essa metodologia, que coloca em evidência os processos e as questões educacionais que respeitam as subjetividades e a experiência. A metodologia de pesquisa é qualitativa, e a abordagem é bibliográfica, com aporte teórico principal em Deleuze e Guattari (1995), Kastrup (2008) e Uriarte (2017). Como resultado, sinaliza-se que essa metodologia exige mudança nas práticas de narrar; apresenta a pesquisa e a intervenção como dois planos de um mesmo processo; não dissocia os campos da análise e da intervenção; constitui-se um método aberto às relações e às conexões com outras áreas do conhecimento; exige a imersão do pesquisador no território da pesquisa; é sempre um coletivo de forças e, mostrou-se muito adequado para a pesquisa em Arte Educação, especificamente na área da Música.
Palavras-chave: pesquisa-intervenção cartográfica, metodologia de pesquisa, Arte Educação.
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