A produção intelectual docente na pós-graduação em Educação no norte do Brasil: avanços e desafios

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Carlos Aldemir Farias da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.10630

Resumo

A institucionalização dos cursos de pós-graduação no Brasil completou, em 2015, cinquenta anos. Este artigo objetiva o mapeamento reflexivo acerca da produção intelectual docente em educação na pós-graduação no Norte do país no período de 2010-2014. O levantamento de dados realizado em fevereiro de 2015 satisfez cinco etapas: (i) conformação do quadro docente a partir do acesso às páginas Web dos programas examinados na UEPA, UNIR, UFPA e UFAM; (ii) arrolamento de artigos, livros e capítulos na plataforma Lattes CNPq; (iii) aprofundamento quantitativo e qualitativo da produção no tocante às palavras-chave; (iv) agrupamento, integração e correlação entre as linhas de pesquisa dos programas considerando para tal inflexão a ênfase por meio das palavras-chave; (v) consubstanciamento dos dados levantados na plataforma Lattes e nas páginas Web com os relatórios CAPES. Pautados pela análise de conteúdo (Bardin, 2000) e na pesquisa quantitativa (Gatti, 2004), realizamos a sistematização e análise dos dados. A produção intelectual revela certa regularidade no volume e na diversidade dos temas na maioria dos programas. A despeito dos avanços e desafios, o período examinado revelou que o corpo docente atuante na região tem empreendido esforços para o crescimento social, científico, tecnológico e educacional com vistas ao desenvolvimento e à diminuição das desigualdades regionais.

Palavras-chave: educação, produção intelectual docente, região norte do Brasil.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas e no Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica, todos da UFPA. Coordena o NEAB Gera – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (GERA-UFPA). Coordena o Curso de Especialização Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental. Coordena o GT 21 Anped, período 2015 a 2017. Membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (CADARA). Membro da Diretoria e da Equipe Editorial da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as). Bolsista Produtividade CNPq. E-mail: wilmacoelho@yahoo.com.br

Carlos Aldemir Farias da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Pará; Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). E-mail: carlosfarias@ufpa.br

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Publicado

2016-08-24