Interconexões entre a educação e o smartphone: proposta de um framework contextualizador da aprendizagem nômade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.11043Resumo
Neste artigo, apresentamos a síntese de uma pesquisa bibliográfica na qual procuramos identificar uma consistência conceitual e pedagógica acerca do smartphone mobile learning. Explorado em uma investigação de tipo design and development research, no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, esse objeto de estudo emergente foi teoricamente fundamentado a partir do pensamento pedagógico de Freire e Dewey. A síntese é desenvolvida em torno de três eixos: a consideração dos diversos ambientes do cotidiano dos aprendentes, a democratização e liberdade dadas aos aprendentes no design de suas experiências de aprendizagem e a intercomunicação e colaboração em comunidade. A partir desses resultados, sugerimos o desenvolvimento da aprendizagem nômade como linha de pesquisa e de prática específica do mobile learning, representativa da necessidade de conectar a educação com o nomadismo em rede. Tal conexão é ilustrada no final do artigo com a proposta de um framework contextualizador da aprendizagem nômade.
Palavras-chave: aprendizagem nômade, framework contextualizador, pesquisa bibliográfica.
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