Formação pedagógica nas representações sociais de licenciandos

Autores

  • Viviane Cordeiro Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Laêda Bezerra Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.6665

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais de formação pedagógica de futuros professores. O estudo foi desenvolvido com estudantes de cursos de licenciatura da UFPE, em Recife (PE). Realizamos dois grupos focais, um com estudantes das áreas de ciências humanas e outro com estudantes de exatas e saúde. As discussões dos grupos foram interpretadas através da análise de conteúdo. Os resultados revelaram representações sociais de formação pedagógica centradas em questões didáticas e metodológicas. Contudo, os futuros professores têm noção do contexto das lutas políticas pela busca da valorização profissional que têm pela frente e demonstram reconhecer seus futuros alunos como sujeitos, atores do processo de ensino-aprendizagem. Sinalizamos para a necessidade de se construir canais mais efetivos de comunicação entre os cursos de maneira a articular o específico e o pedagógico, tão defendidos e, ao mesmo tempo, tão distantes no processo formativo.

Palavras-chave: representações sociais, formação pedagógica, licenciaturas.

Biografia do Autor

Viviane Cordeiro Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação pela UFPE. Gestora escolar em Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENA

Laêda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-09-19