Formação pedagógica nas representações sociais de licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.6665Resumo
Este artigo analisa as representações sociais de formação pedagógica de futuros professores. O estudo foi desenvolvido com estudantes de cursos de licenciatura da UFPE, em Recife (PE). Realizamos dois grupos focais, um com estudantes das áreas de ciências humanas e outro com estudantes de exatas e saúde. As discussões dos grupos foram interpretadas através da análise de conteúdo. Os resultados revelaram representações sociais de formação pedagógica centradas em questões didáticas e metodológicas. Contudo, os futuros professores têm noção do contexto das lutas políticas pela busca da valorização profissional que têm pela frente e demonstram reconhecer seus futuros alunos como sujeitos, atores do processo de ensino-aprendizagem. Sinalizamos para a necessidade de se construir canais mais efetivos de comunicação entre os cursos de maneira a articular o específico e o pedagógico, tão defendidos e, ao mesmo tempo, tão distantes no processo formativo.
Palavras-chave: representações sociais, formação pedagógica, licenciaturas.
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