As atitudes de licenciandos sobre o “ser professor”: uma dimensão das representações sociais

Autores

  • Gilmar Lopes Dias Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Alesandra Cabreira Dias Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.6893

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar as atitudes de estudantes de licenciatura como uma das dimensões da representação social sobre o “ser professor”. Atitudes são constructos que exprimem um direcionamento geral com respeito a um objeto e o posicionamento afetivo e cognitivo dos atores sociais em relação a esse objeto. Atitudes podem ser vistas como uma das dimensões constitutivas das representações sociais, e seu estudo permite analisar a orientação para a ação dos atores sociais, neste caso os licenciandos. O estudo foi conduzido junto a uma amostra de 580 sujeitos, matriculados em cursos de licenciatura da Cidade de Santarém (PA). Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo questões fechadas e uma questão aberta. As análises foram realizadas combinando o levantamento estatístico das questões fechadas com a análise de conteúdo da questão aberta. Os resultados obtidos caracterizam a docência como uma ocupação desvalorizada e pouco reconhecida, porém socialmente útil e que exige criatividade e dedicação. Apontam para uma visão mítica do professor como herói e salvador da educação, que é profundamente enraizada na sociedade, e, ao mesmo tempo, indicam sua função social como formador político e social.

Palavras-chave: licenciando, formação docente, atitude, representação social.

Biografia do Autor

Gilmar Lopes Dias, Universidade de Taubaté - UNITAU

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Publicado

2014-09-19