As atitudes de licenciandos sobre o “ser professor”: uma dimensão das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.6893Resumo
Este artigo tem como objetivo caracterizar as atitudes de estudantes de licenciatura como uma das dimensões da representação social sobre o “ser professor”. Atitudes são constructos que exprimem um direcionamento geral com respeito a um objeto e o posicionamento afetivo e cognitivo dos atores sociais em relação a esse objeto. Atitudes podem ser vistas como uma das dimensões constitutivas das representações sociais, e seu estudo permite analisar a orientação para a ação dos atores sociais, neste caso os licenciandos. O estudo foi conduzido junto a uma amostra de 580 sujeitos, matriculados em cursos de licenciatura da Cidade de Santarém (PA). Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo questões fechadas e uma questão aberta. As análises foram realizadas combinando o levantamento estatístico das questões fechadas com a análise de conteúdo da questão aberta. Os resultados obtidos caracterizam a docência como uma ocupação desvalorizada e pouco reconhecida, porém socialmente útil e que exige criatividade e dedicação. Apontam para uma visão mítica do professor como herói e salvador da educação, que é profundamente enraizada na sociedade, e, ao mesmo tempo, indicam sua função social como formador político e social.
Palavras-chave: licenciando, formação docente, atitude, representação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.