Formação continuada de professores coordenadores: entre preocupações e proposições

Autores

  • Renata Crsitina Oliveira Barrichelo Cunha Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.2634

Resumo

O artigo socializa análises produzidas no contexto de um projeto de pesquisa e formação docente decorrente de um convênio firmado entre uma universidade estadual paulista e a Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do interior paulista e discute especificamente o papel das professoras coordenadoras na mediação do trabalho coletivo. Com base no referencial teórico que discute a formação no contexto de trabalho, sobretudo nos encontros de trabalho coletivo, a pesquisa buscou compreender as preocupações das professoras coordenadoras no desenvolvimento desse trabalho. A pesquisadora reuniu-se com as professoras coordenadoras ao longo de 12 encontros a fim de oportunizar a troca de experiências sobre a condução do trabalho coletivo nas escolas e responder o objetivo da pesquisa. O percurso foi documentado em diário de campo e por meio de registros reflexivos elaborados pelas professoras coordenadoras. As conclusões apontam para a necessidade de investimento na formação continuada das professoras coordenadoras no âmbito das próprias redes de ensino, instituindo uma dinâmica de interlocução entre pares, entre práticas e teorias, entre professoras coordenadoras e professores universitários, na expectativa de que essas experiências formativas possam servir como referências para a própria formação compartilhada que acontece no trabalho coletivo na escola.

Palavras-chave: formação centrada na escola, professor coordenador, trabalho docente coletivo.

Biografia do Autor

Renata Crsitina Oliveira Barrichelo Cunha, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.

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Publicado

2014-09-19