Formação continuada de professores coordenadores: entre preocupações e proposições
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.2634Resumo
O artigo socializa análises produzidas no contexto de um projeto de pesquisa e formação docente decorrente de um convênio firmado entre uma universidade estadual paulista e a Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do interior paulista e discute especificamente o papel das professoras coordenadoras na mediação do trabalho coletivo. Com base no referencial teórico que discute a formação no contexto de trabalho, sobretudo nos encontros de trabalho coletivo, a pesquisa buscou compreender as preocupações das professoras coordenadoras no desenvolvimento desse trabalho. A pesquisadora reuniu-se com as professoras coordenadoras ao longo de 12 encontros a fim de oportunizar a troca de experiências sobre a condução do trabalho coletivo nas escolas e responder o objetivo da pesquisa. O percurso foi documentado em diário de campo e por meio de registros reflexivos elaborados pelas professoras coordenadoras. As conclusões apontam para a necessidade de investimento na formação continuada das professoras coordenadoras no âmbito das próprias redes de ensino, instituindo uma dinâmica de interlocução entre pares, entre práticas e teorias, entre professoras coordenadoras e professores universitários, na expectativa de que essas experiências formativas possam servir como referências para a própria formação compartilhada que acontece no trabalho coletivo na escola.
Palavras-chave: formação centrada na escola, professor coordenador, trabalho docente coletivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.